Junte-se a 7.500 leitores e receba, artigos e dicas imperdíveis!

Alvenaria tradicional x Alvenaria estrutural, qual o melhor custo benefício? Entenda a diferença entre os dois métodos

27/02/2018

Construção convencional x alvenaria estrutural: qual método é mais barato? Que materiais utilizar? Quais as vantagens de cada um? Para responder a essas dúvidas a Casa de Campo preparou um material explicativo para sanar uma boa parte de suas dúvidas sobre este assunto! 

Tempo de leitura 7 minutos 

O que você vai ler neste artigo

  • O que é alvenaria tradicional 
  • Alvenaria estrutural
  • Comparativo dos 2 métodos 
  • Como funciona a estrutural na prática
  • Vídeo apresentação

Alvenaria tradicional

A principal característica da construção convencional é sua função primária de vedação (ou fechamento), separando ambientes e fachadas. O emprego de vigas e pilares moldados por formas de madeira também é grande, sendo este o método construtivo mais utilizado pelos brasileiros.

Para estruturar um projeto desse tipo, é preciso contar com materiais como o concreto armado, que ficou popular durante o período modernista da arquitetura nacional.

Alvenaria tradicional

Juntas, estrutura e vedação dão diversas possibilidades estéticas a um projeto e deixam as reformas mais flexíveis, embora possam conter vícios construtivos de fora de prumo, nível e esquadro, além de ficarem mais suscetíveis a “gambiarras” e improvisos.

A maioria das construções convencionais também gera bastante entulho devido à quebra de blocos do sistema: as paredes são normalmente erguidas e depois rasgadas para receberem a tubulação – inclusive, esta é sua principal desvantagem econômica e ambiental, calculada em cerca de 20 a 30% de prejuízo em mão de obra e materiais.

Alvenaria estrutural

Por outro lado, a alvenaria estrutural, também chamada de alvenaria/parede portante, exige planejamento e profissionais qualificados. Isso acontece porque esse método de construção tem função estrutural em um projeto, e é indispensável para a sua estabilidade.

Alvenaria estrutural

Funciona como 2 em 1, juntando as funções de estrutura e vedação em um só sistema racionalizado, que utiliza medidas padrões de elementos construtivos, como blocos concretos e cerâmicos, acrescidos de elementos compensadores para uma melhor modulação.

Tudo é previamente organizado para que as peças se encaixem de forma alternada, instalando de forma simultânea todos os sistemas elétricos e hidrossanitários.

Quando devidamente planejada, a alvenaria estrutural deve ser capaz de suportar todas as cargas; a de seu próprio peso, lajes, coberturas. Além disso, é resistente a intempéries externas, como chuvas e ventos.

O método diminui os custos, otimiza o tempo e é frequentemente encontrado em pequenos sobrados. Considerado um dos métodos construtivos mais antigos do mundo, a alvenaria estrutural  vem evoluindo e é capaz de sustentar projetos residenciais de 3 a 20 pavimentos, ambientes comerciais e prédios públicos.

As limitações se aplicam a prédios com muitas fachadas em vidro, portas e janelas muito amplas ou divisórias internas móveis, já que o fator de carregar estrutura + vedação torna a alvenaria estrutural difícil de ser modificada, restringindo a liberdade de reformas e alterações no projeto.

Qualquer mudança deve ser prevista ainda na fase de projeto e bem coordenada na execução, principalmente as amarras com vergas e contravergas, que podem ser feitas com aço e concreto e podem causar rachaduras se não forem feitas nos pontos corretos.

Casas construídas com blocos estruturais. Desde conjuntos de prédios, casas em alto padrão, campo, urbanas em geral.

 

CONSTRUÇÃO CONVENCIONAL ALVENARIA ESTRUTURAL
Separação entre estrutura e vedação:
– Estrutura: vigas,pilares e lajes em concreto armado com ferragem;
– Vedação: tijolos comuns, blocos cerâmicos vazados.
Maior rendimento da mão de obra para execução de alvenaria. O profissional executa uma maior área quadrada por dia.
Retirada de formas e escoramentos após o mínimo de 21 dias. A maioria das formas é feita dentro das próprias canaletas dos blocos, eliminando formas de madeira e diminuindo a quantidade de aço utilizada.
Para a execução da alvenaria, leva uma quantidade maior de massa de
assentamento.
Para execução de alvenaria, leva menos massa de assentamento, pois a medida do bloco é maior.
São necessárias formas de madeira para pilares e vigas. A obra como um todo é modulada de acordo com o tamanho do bloco, o que diminui o risco de erro de medidas.
As tubulações elétricas e hidráulicas são instaladas após a alvenaria ser
executada, o que leva à necessidade de se cortar as paredes para embutir
a tubulação, o que gera desperdício de materias, mão de obra e maior
quantidade de entulho.
As tubulações elétricas e hidráulicas são instaladas enquanto se levanta a alvenaria, o que gera economia e evita o desperdício de mão de obra e materiais.
Necessita de chapisco interno e externo para execução de reboco. Não necessita de chapisco interno, o que possibilita a aplicação de gesso nas paredes e pintura logo após. Em comparação ao reboco, é uma alternativa mais econômica, pois além dos materiais empregados para o reboco serem mais caros que o gesso, ainda é preciso aplicar massa corrida para se obter o mesmo resultado final.
Porém, nas áreas revestidas com azulejos ou similares, há a necessidade de chapisco.
Tem menor percentual de industrialização/racionalização e maior uso de
mão de obra, o que leva mais tempo.
Revestimentos com baixas espessuras devido ao perfeito esquadrejamento dos blocos e da obra como um todo.
  Maior racionalização e industrialização, o que gera maior rendimento da mão de obra, possibilita a programação de gastos em cada etapa e diminui e desperdício.

Agora que já deve conheceu como cada método funciona, vamos nos aprofundar mais um pouco no material que é tendência nos canteiros de obras das pequenas, médias e grandes construtoras do país, devido ao seu grande custo beneficio.

A alvenaria estrutural alia blocos leves e de elevada resistência como nenhum outro no mercado. Por isso os Bloco estruturais são a melhor solução para construir com alta resistência, desempenho final, elevada produtividade e baixo custo devido a tecnologia aplicada.

                       Bloco estrutural cerâmico

Veja no que consiste a Alvenaria Estrutural: 

• Blocos cerâmicos de resistência segundo a norma ABNT NBR 15270
• Substitui as colunas de sustentação
• Menor consumo de aço
• Eliminação de fôrmas de madeira ou metálicas
• Blocos modulados: paginação sem desperdícios
• Permite embutir as instalações elétrica e hidráulica sem quebra das alvenarias
• Redução do desperdício e do entulho na obra
• Menor consumo de mão-de-obra
• Redução do tempo de execução da obra
• Menor consumo de materiais de acabamento
• Conforto térmico-acústico e estanqueidade da umidade

Características da  alvenaria estrutural

 Sistema de grautes

Graute é um tipo de concreto preparado com pedrisco. Ao longo da alvenaria são distribuídos os pontos onde o vazio dos blocos será preenchido com graute, com a finalidade de enrijecer e solidarizar a estrutura da alvenaria.

Sistema de Grauteamento

Grautes

Amarração em “T”: intersecção das alvenarias

Amarração em “T” é a intersecção de duas alvenarias perpendiculares com entrelaçamento dos blocos. Cada família de blocos apresenta componentes que possibilitam vários tipos de amarração.

Amarração em T

Verga e contraverga

São elementos estruturais para os vãos de portas e janelas. São executadas utilizando-se canaletas preenchidas com armaduras e concreto.

Verga e contraverga

   Verga e contraverga

 

Complementos

Paginação Todas as opções de comprimento necessárias para a paginação das paredes sem desperdícios.

Complementos

 

Sem quebra quebra

Instalações Elétrica e Hidráulica Toda a instalação elétrica e hidráulica é executada ao mesmo tempo que a alvenaria.

 

Elétrica e hidráulica

 

 Veja uma comparação com o bloco de concreto.

 

Como pode perceber o bloco estrutural cerâmico oferece maior conforto térmico, isolamento da umidade, além de deixar a casa sempre gostosa e fresquinha, é mais leve e deixa a obra mais rápida e econômica.

 

Qual bloco isola melhor a temperatura e a umidade confira o teste da água.

 

O Bloco isolou melhor a umidade e a temperatura. Isso significa que os ambientes estão sempre mais secos e saudáveis. Uma casa construída com Blocos com este material é sempre acolhedora e naturalmente climatizada é fresquinha no verão e quentinha no inverno. Os Blocos estruturais reduzem o consumo do ar condicionado e do aquecedor, economizando na conta da energia elétrica por exemplo. Por isso, somos fãs  incondicionais deste sistema.  

 

Quando falamos de economia de tempo, a diferença é brutal acompanhe os vídeos! 

O bloco de furos verticais permitem embutir as instalações elétrica e hidráulica sem quebra de paredes. Economizando material e mão de obra $

 

 

Bloco Cerâmico Estrutural : Movimentação dos Blocos na Obra e a economia de tempo confira!

O Bloco com peso ideal ajuda muito nos processos de uma obra pois facilita na movimentação ganhando tempo e agilidade, evita acidentes etc.

 

 

E ai gostou? Caso esteja considerando construir a sua casa com este sistema, indicamos a Construtora PR, empresa especializada com este método construtivo.

Vantagens de contratar uma construtora a preço fechado!

• Prazo final estabelecido;
• Gerenciamento da obra;
• Construímos até 170 km de São Paulo capital.

LINK do site Pr empreendimentos LTDA

www.prconstrutora.com.br

Tem algum comentário a fazer? será um prazer em responder!

Postado por renata-2


11181566_10205455736210190_8361329806461449524_n

 

 Sou Renata Matos

Consultora de marketing, uma ex-bancária estressada rs  e atualmente co-fundadora da A Casa de Campo.

Presto consultoria para pessoas que querem ir ao encontro do seu sonho de ter um imóvel no interior ou melhorar o que já tem!

Uma empreendedora orgulhosa de estar vivendo o estilo de vida que sempre quis!

Nesta imagem ao lado eu estava juntamente com meu excelentíssimo e querido esposo que sempre me acompanhou nesta jornada.

Continue lendo minha história e vou te mostrar como não errar na compra do seu terreno para casa de campo.

 

Buscar no Blog

Coloque seu Melhor E-mail:
Odiamos Spam Assim Como Você...

 Sobre Nós

 

 

 

Por muito tempo eu  pensava que comprar um terreno era só escolher qualquer um e pronto! 

Me enganei completamente já tive experiências ruins nessas empreitadas, e pude perceber ao longo do tempo que a principal razão do fracasso é agir sem planejamento.

As pessoas que dizem que não têm tempo para planejar com antecedência terão de enfrentar erros desnecessários e grandes perdas de dinheiro, tempo e energia.

Me acompmanhe e te explico  os motivos para você não saia comprando seu terreno de qualquer jeito sem o mínimo de planejamento!

Conheça o  LIVRO de 50 páginas recheada de experiências vividas na prática! 

 

SAIBA COMO ESCOLHER O TERRENO PARA CASA DE CAMPO

Fique tranquilo, também odiamos SPAM!

logotipo a casa de campo-tranparente

          © 2017 · A Casa de Campo - Todos os direitos reservados.