Junte-se a 7.500 leitores e receba, artigos e dicas imperdíveis!

Projeto de Chácara em Terreno com Declive – Mairinque SP

05/04/2018

Projeto de Chácara em Terreno com Declive, Mairinque SP, elaborado para lazer de fim de semana e renda com aluguel para temporada.

 

Mais uma obra no cronograma da Construtora PR 

 

Breve construção em Mairinque

 

 

O proprietário é um empresário de São Paulo que viu a oportunidade de investimento em um novo loteamento em Mairinque, SP, lançado em 2016.

Seu objetivo primeiramente é construir uma casa para reunir a família e amigos para o lazer de fim de semana, mas como um bom empresário, viu a oportunidade de lucrar com o aluguel da casa para temporada e festas.

O programa para elaboração do projeto foi desenvolvido a partir das necessidades básicas da família composta pelo casal, com filho de 4 anos e uma senhora de idade com dificuldade de mobilidade.

Necessidades da família:

  • 2 dormitório;
  • 1 suíte;
  • 1 dormitório no térreo;
  • Vagas para no mínimo 6 carros;
  • Ambientes comuns (sala de estar, TV, Jantar, cozinha e lavanderia);
  • 1 banheiro social no pavimento superior;
  • 1 lavabo no térreo;
  • 2 banheiros no pavimento inferior;

Desejos da Família:

  • Sala com pé direito duplo;
  • Sala com lareira;
  • Salão de jogos e festas;
  • Cozinha Americana (aberta) e integrada com a sala;
  • Varanda Gourmet (Integrada com a cozinha);
  • Varanda no térreo voltada para vista do lago;
  • Varanda na suíte voltada para a vista do lago;
  • Piscina com hidro-massagem e fundo infinito;
  • Ofurô com sauna;
  • Churrasqueira;
  • Adega de vinhos;
  • Bar com TV;
  • Área de descanso;
  • Praça com fonte, espelho d’água e paisagismo.

Dificuldades do projeto da chácara:

Terreno em declive acentuado com mais de 17 metros de desnível em uma área aproximada de 2200,00 m² com face principal para o sul.

 

 

 

Em um terreno em declive a face norte deve ficar voltada para os fundos diferente da maioria dos terrenos.

Em terrenos com declive toda a área social, de lazer e varandas é voltada para os fundos e com a face norte voltada para os fundos é possível ter muito sol durante a maior parte do dia.

Como o terreno é bastante acidentado com uma enorme declividade foi necessário estudar com muito cuidado os níveis do terreno para não criar abismos enormes pensando na segurança, principalmente por causa do filho pequeno do casal.

 

Soluções adotadas para o terreno em declive do projeto da chácara:

Como todos já sabem, terrenos em declive exigem uma grande movimentação de terra e fundações especiais.

Na ilustração abaixo eu mostro as soluções adotadas para o projeto da chácaraonde foi necessários fazer mais de 200 m² entre muros de arrimo, muros de contenção e muros estruturados.

Com certeza um custo altíssimo, mas que compensou pelo valor pago no terreno que foi quase 40% abaixo do valor dos outros terrenos do loteamento.

 

 

Mais alguns detalhes que vale a pena saber sobre a movimentação de terra do terreno…

  • Não foi necessário adicionar ou tirar terra, o projeto garantiu que a movimentação de terra ficasse bem distribuído e proporcional convertendo em economia.
  • O muro de arrimo na parte de baixo do terreno tem aproximadamente 4 m de altura que foi suficiente para segurar a terra do pavimento inferior e aumentar a área da praça aproveitando melhor o terreno.
  • A movimentação de terra aumentou o aproveitamento de todos os patamares horizontalmente. Se o projeto não for bem feito, a diferença entre os patamares pode ficar muito grande transformando em verdadeiros abismos ficando perigoso para crianças.
  • O talude ao lado da casa foi colocado de forma que funcionasse como uma transição suave entre os pavimentos.

Solução adotada para o esgoto para o terreno em declive:

 

 

loteamento não tem infraestrutura nem de esgoto nem de água e a solução foi colocar uma fossa séptica na parte inferior do terreno.

Todo o escoamento da água da chuva é captado e direcionado para uma cisterna para reaproveitamento para não depender totalmente do poço artesiano.

Como o terreno está muito acima do nível do lençol freático, foi necessário colocar um poço artesiano na parte de baixo do terreno e bombear a água para uma caixa d’água de 10 mil litros que ficará em cima da sauna que é o ponto mais alto do terreno e distribuído para a casa.

Para garantir que não falte água em nenhuma época do ano, o poço ficou com quase 40 metros de profundidade e para garantir aprofundamos o poço mais uns 15 metros para pegar águas mais profundas.

Descrição do projeto da chácara parte 1 (Embasamento – Pavimento inferior)

 

 

Como o proprietário pretende alugar a chácara para festas e temporada, decidimos criar na parte inferior do terreno uma grande praça com salão de jogos e salão de festas.

Colocamos um barzinho e outras pequenas atrações como uma fonte, cascata da piscina, espelho d’água e fogareiro para reunir os convidados no final da tarde para beber e tocar violão na fogueira.

 

 

 

 

 

 

 

 

Além disso, foi possível criar um circuito fechado de aproximadamente 50 metros de extensão para fazer exercícios matinais.

Como temos uma bela vista para um lago bem abaixo, decidimos não colocar árvores altas na frente da casa, apenas nas laterais e na rotatória do circuito.

Todo o projeto da chácara no pavimento inferior foi pensado para ter atrativos para atrais as pessoas e não ficar abandonado.

Quando você coloca a parte de lazer longe da área social, dependendo do clima, da quantidade de pessoas no local, as pessoas tendem a ficar juntas e essas áreas podem ficar abandonadas.

Todo o paisagismo, iluminação e os atrativos, servem como se fossem pontos turísticos para fazer as pessoas circularem por todo o local.

Descrição do Salão de Jogos e Salão de Festas:

 

 

 

O salão tem aproximadamente 100 m² e com exceção da mesa de bilhar e o bar todo o resto pode ser movimentado para aumentar a quantidade de mesas.

Suporta cerca de 60 pessoas sentadas em 10 mesas redondas com 6 cadeiras.

Quando tiver poucas pessoas é possível utilizar o local para se sentar ao bar, assistir o futebol e curtir a jogatina, não dá para negar que esse é o local preferido do proprietário…

 

Descrição do projeto da chácara parte 2 (Pavimento Térreo)

 

 

Esta é uma das casas mais completas que eu já projetei na minha vida! Realmente a casa contempla praticamente tudo que a maioria das pessoas desejam em uma casa.

No térreo temos as varandas em formato de U compondo a varanda frontal que dá a cara da casa no estilo colonial, varanda gourmet integrada com a cozinha com tudo que tem direito e varanda garagem com espaço para três carros.

Temos ainda todas as salas integradas com a cozinha em um grande ambiente, sala de lareira com pé direito duplo, uma suíte isolada e um lavabo.

Entre a piscina e a varanda gourmet eu deixei um espaço aberto com bancos e espaço para colocar mais mesas ao ar livre.
O terreno é tão grande que as imagens ficam muito pequenas e para explicar melhor vai ser necessário mostrar os ambientes separados para ficar mais fácil de compreender.

 

Sala de estar com lareira e pé direito duplo

 

 

Aqui foi onde tudo começou, um dos maiores desejos do casal era ter uma sala estilo rústica bem simples, mas que fosse aconchegante com uma bela lareira e pé direito duplo.

Claro que esta imagem retrata apenas a disposição dos móveis e do ambiente em geral.

Colocando enfeites e objetos de decoração, fazendo uma boa iluminação com arandelas na parede ou candelabros com velas ia tornar o ambiente muito mais aconchegante e chique.

 

Cozinha integrada com as salas

 

 

Todas as salas estão integradas e comporta muitas pessoas ao mesmo tempo.

A única divisão que foi necessária e discutida em projeto foi a diferença entre os pisos da cozinha e o resto da sala.

Na imagem o piso da cozinha representa um porcelanato claro, mas poderia inclusive ser um porcelanato com imitação de madeira que ficaria bem legal também.

Hoje existe pisos de madeira e imitações de madeira muito resistentes que podem ser facilmente usado na cozinha, mas ainda não temos essa cultura no Brasil.

 

2° Sala de Estar (Simples) integrada com sala de jantar

 

 

A ideia era colocar uma mesa maior, para mais pessoas, mas como tem o balcão da cozinha e a mesa do balcão do Cooktop ficaria muito exagerado.

Então resolvemos colocar uma sala de estar simples.

No pavimento térreo o proprietário não quis colocar sala com TV justamente para valorizar a área social e a interação das pessoas.

 

Varanda frontal

 

 

A varanda frontal é o principal elemento que compõe a fachada, junto com a varanda superior e a fachada do salão de jogos.

O que caracteriza o seu estilo colonial são as grandes varandas na volta toda, o telhado aparente de telha cerâmica e os guarda-corpos de madeira estilo fazenda.

O estilo do guarda corpo poderia ser outro até mais moderno utilizando vidro ou elementos metálicos verticais, porém uma forma simples e barata para vencer grandes vãos ainda são as tábuas de madeira que podem ser rústicas ou com acabamento refinado.

A função da varanda frontal é simplesmente ter um local um pouco mais isolado para descansar  na rede e aproveitar a vista.

 

Varanda Gourmet

 

O que caracteriza uma varanda Gourmet é a integração com a cozinha.

Além da integração direta com a cozinha, temos uma área secundária com churrasqueira, fogão a lenha, freezer horizontal e bar para os dias de frio.

Para compor esse ambiente, eu criei mais duas áreas, uma coberta e outra ao ar livre.

 

 

A coberta é a própria continuação da varanda com móveis mais aconchegantes resistentes ao tempo, feitos de vime, vinil ou couro.

 

 

 

 

A área ao ar livre serve para os dias frios, mas com sol, para colocar mais mesas e aproveitar os bancos que fazem parte do paisagismo da piscina.

Descrição do projeto da chácara parte 3 (Pavimento Superior)

 

 

PROJETO-CASA-DE-CHACARA-TERRENO-DECLIVE-PISCINA-PAV-SUP-ESCADA

O projeto da chácara todo gira em torno da sala com pé direito duplo então não poderia deixar de falar da escada em formato de U.

Quando as pessoas chegarem perto da escada vão se deparar com um vão gigante que vai do salão de festas até o pavimento superior.

Essa escada foi remodelada e na imagem ficou com guarda-corpo com cabos de aço, mas por motivo de segurança, no projeto final da chácara o guarda-corpo vai ser de vidro tipo Blindex.

A ideia inicial era ter uma varanda isolada para o quarto do casal, mas como é necessário criar uma proteção da chuva para a porta da varanda inferior, eu escolhi essa posição para a escada e abri uma porta para a varanda superior.

O Hall dos quartos virou um pequeno escritório com um sofá de dois lugares. Provavelmente vai ter uma televisão com vídeo game também.

Quarto do Casal (Suíte Master)

PROJETO-CASA-DE-CHACARA-TERRENO-DECLIVE-PAV-SUP-QUARTO-CASAL

A suíte master ficou enorme, mas é exatamente o que os proprietários queriam. O banheiro da suíte tem box com chuveiro duplo, pia dupla de sobrepor e uma banheira média.

Nesta imagem não dá pra ver, mas como o telhado tem duas águas de sobrepor, o pé direito dos quartos ficou bem alto.

Vai ter também uma caixa d’água de 3 mil litros em cima do banheiro que vai ter uma laje rebaixando o teto do banheiro.

Demais Dormitórios e Banheiro Social 

PROJETO-CASA-DE-CHACARA-TERRENO-DECLIVE-PAV-SUPERIOR

Eu dimensionei dois dormitórios sendo um maior que cabe 3 camas de solteiro, porém, como o proprietário tem a intensão de alugar a chácara para temporada, vai colocar beliches para otimizar o espaço.

O outro dormitório é menor, mas se tirar os armários é possível colocar mais dois beliches.

Como a melhor vista do horizonte é voltada para o sul, a posição dos quartos acabou definindo a volumetria da casa justamente para pegar o máximo de insolação possível.

As janelas ficaram viradas para o leste e para o norte que é a melhor posição para os quartos.

Mesmo a suíte tem uma janela virada para o leste para dar uma esquentada no quarto, já que a varanda é virada para o sul e vai pegar muito vento úmido e gelado no inverno.

A lareira na sala com pé direito duplo vai garantir o aquecimento do andar superior de forma indireta.

Varanda da Suíte Master

 

Já deu para perceber que as redes de dormir são fundamentais nessa casa, não é?

Isso é verdade, é como se fosse um kit, varanda com rede… kkk.

Como a fachada é voltada para o sul, não tem necessidade de um telhado sobre essa varanda, a não ser para proteger da chuva.

Provavelmente vai ser só um pergolado, mas eu coloquei uma cobertura de vidro no projeto apenas para ver como ficaria.

Na parte descoberta da varanda vai ser colocado alguns bancos de madeira e vasos com folhagens.

Área de lazer, Piscina com Churrasqueira, Sauna e Ofurô

 

O terreno em declive favoreceu fazer uma piscina com borda infinita e essa cascata que também compõe o paisagismo da casa no pavimento inferior.

Na churrasqueira o proprietário quis que fosse cobertura de sapê para dar um ar de quiosque.

Eu consultei um fabricante de piscina para tirar a dúvida do tamanho da cascata da piscina e é possível fazer sem problemas, mas o único detalhe é que a altura do tanque de coleta da água faz evaporar muita água da piscina.

Se a cascata ficar ligada por dias no verãozão, vai evaporar muita água e vai ser necessário repor toda essa água.

Como o abastecimento vai ser por poço artesiano, tem que monitorar muito bem essa questão para não desperdiçar água.

A ideia da cascata é aproveitar como se fosse uma cachoeira onde as pessoas podem entrar em baixo, então deixamos no projeto.

Na hora de executar vamos ter que reavaliar essa questão novamente.

Sauna e Ofurô

 

A sauna e o ofurô foram colocados na parte de cima do terreno criando um pequeno platô intermediário aproveitando o local onde vai ser criado a torre da caixa d’água.

Como vai ser necessário criar uma estrutura para elevar a caixa d’água acima do nível da casa, aproveitamos e fizemos um quartinho que vai ser aproveitado como uma pequena sauna.

A área aberta vai ser colocado um ofurô com uma área de descanso para o pessoal que for usar a sauna.

Foi necessário colocar um biombo (brise) e uma cerca viva no alambrado que delimita a chácara para dar mais privacidade para as pessoas que estiverem utilizando o espaço.

Entrada Principal e Portão da Chácara

 

Esse loteamento em Mairinque é novo e ainda não tem toda a infraestrutura urbanística, as ruas são de terra, não tem água, esgoto e a ligação de energia é improvisada.

Eu coloquei um portão bem simples e talvez tenha um telhadinho para proteger a madeira, mas isso não foi definido ainda.

O terreno da chácara tem mais de dois mil metros quadrados e para murar toda a área ficaria muito caro.

A solução foi murar só a entrada principal e a parte de baixo que vai ter o muro de arrimo.

Todo o resto da extensão vai ser colocado alambrado com morões de concreto e fechamento com cerca viva.

Conclusão e mais alguns dados interessantes sobre a construção da chácara…

O que nós vimos nesta apresentação, foi o projeto de uma chácara personalizado para um terreno em declive e de esquina em um loteamento em Mairinque.

Se você tem um terreno em declive ou está pensando em comprar um, o meu conselho seria o seguinte:

  1. Terrenos em declive necessitam de movimentação de terra, fundações especiais e muros de arrimo, por isso, escolha terrenos que sejam pelo menos 25% mais baratos que os terrenos ao redor para valer a pena e compensar os gastos;
  2. Pesquise as soluções de esgoto, drenagem e captação da água da chuva antes de comprar o terreno em desnível para não ter gastos desnecessários ou brigas com vizinhos;
  3. Nunca faça movimentação de terra sem ter um projeto. O projeto vai definir a quantidade de terra e vai definir o formato da casa. Caso contrário você vai engessar o projeto ou ter que pagar para movimentar a terra novamente;
  4. O custo de uma obra é calculado em metros quadrados, já que você vai investir, contrate um arquiteto para ter a casa mais bonita e confortável possível pelo mesmo preço;
  5. Uma obra dessa custa em média de R$ 1.350,00 a R$ 2.500,00 por metro quadrado construído. Se você economizar no projeto e cometer um erro simples em uma construção complexa dessas, o custo para demolir e reconstruir o que já foi feito, vai custar muito mais que o valor do projeto, não vale a pena o risco.

Bom e é isso, essas são minhas dicas. Espero que você tenha gostado e por favor comente em nosso blog e compartilhe com amigos.

Postado originalmente no meu blog:

www.luisgandini.com.br

 

 

Se você gostou o que acha de conversar um pouco sobre o seu projeto? 

 

Quero entender sua ideia e te passar uma solução customizada! 

 

Preencha o brienfig analisarei e logo te dou um fedback! 

 

Link para Entrevista

CLIQUE AQUI

 

Alias quer minha consultoria gratuita para avaliar e dar um norte em seu projeto?

 

 

Postado por renata-2


11181566_10205455736210190_8361329806461449524_n

 

 Sou Renata Matos

Consultora de marketing, uma ex-bancária estressada rs  e atualmente co-fundadora da A Casa de Campo.

Presto consultoria para pessoas que querem ir ao encontro do seu sonho de ter um imóvel no interior ou melhorar o que já tem!

Uma empreendedora orgulhosa de estar vivendo o estilo de vida que sempre quis!

Nesta imagem ao lado eu estava juntamente com meu excelentíssimo e querido esposo que sempre me acompanhou nesta jornada.

Continue lendo minha história e vou te mostrar como não errar na compra do seu terreno para casa de campo.

 

Buscar no Blog

Coloque seu Melhor E-mail:
Odiamos Spam Assim Como Você...

 Sobre Nós

 

 

 

Por muito tempo eu  pensava que comprar um terreno era só escolher qualquer um e pronto! 

Me enganei completamente já tive experiências ruins nessas empreitadas, e pude perceber ao longo do tempo que a principal razão do fracasso é agir sem planejamento.

As pessoas que dizem que não têm tempo para planejar com antecedência terão de enfrentar erros desnecessários e grandes perdas de dinheiro, tempo e energia.

Me acompmanhe e te explico  os motivos para você não saia comprando seu terreno de qualquer jeito sem o mínimo de planejamento!

Conheça o  LIVRO de 50 páginas recheada de experiências vividas na prática! 

 

SAIBA COMO ESCOLHER O TERRENO PARA CASA DE CAMPO

Fique tranquilo, também odiamos SPAM!

logotipo a casa de campo-tranparente

          © 2017 · A Casa de Campo - Todos os direitos reservados.